segunda-feira, 22 de novembro de 2010

É sempre bom saber: Buy Nothing Day


O dia mundial sem compras é um protesto que existe desde 1992 e foi fundado pelo artista Ted Dave em Vancouver, Canadá. Trata-se de um dia do ano reservado à reflexão acerca do consumismo exacerbado, cuja intenção é questionar os valores da sociedade capitalista; no buy nothing day, ninguém gasta dinheiro.

No Canadá e nos Estados Unidos, a data da campanha é sempre na chamada "sexta-feira negra" (ou the black friday). Isso é o dia anterior à celebração do Thanksgiving, feriado em que milhares de norte-americanos trocam presentes comprados, em especial, no dia anterior - sexta-feira. A loucura pelas compras é tamanha que deixa o "pré-Natal" brasileiro no chinelo. Shoppings abertos 24h horas não são nada comparados à invasão das lojas na sexta negra. Veja aqui um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=aeSgBL7gpAk ou aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ehSkxg7wvyk&feature=related

Nos demais países, pratica-se o protesto no último sábado de novembro, ou seja, em 2010 será agora dia 27. Diversas críticas sugerem que o protesto não é válido por centrar-se apenas em um dia do ano, sendo que as pessoas continuam comprando exageradamente em todos os outros. Os ativistas rebatem: por mais que a campanha seja breve, é um dia destinado à reflexão, o que pode ajudar a população a ter consciência da quantidade de gastos desnecessários.
E você, costuma gastar apenas o necessário? Usa todas as roupas que estão no guarda-roupa? Não desperdiça comida? Use o próximo sábado para refletir a respeito e depois responda: você apoia o buy nothing day?

Nenhum comentário:

Postar um comentário