quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Buy Nothing Day - a resposta

Bem, o Rafael respondeu meu último post e eu creio que a opinião dele é digna de ser repostada. Esses meus amigos cultos me matam de orgulho. Aí vai:

Isso é que nem aquela Hora do Planeta, que o pessoal apaga as luzes de casa por 1 hora contra o aquecimento global. Sempre tem um cético pra nos lembrar que desligar um grande fluxo de energia e retomar o abastecimento abruptamente pode queimar transformadores e torres de transmissão <http://www.contraditorium.com/2009/03/28/hora-da-terra-viva-o-onanismo/>.
(Aliás, mudando bastante o assunto, recomendo também esse link aqui <http://www.contraditorium.com/2010/03/26/hora-do-planeta-e-viva-aquel...>. Nem concordo com a opinião do cara, mas é sem dúvida digno de nota).

Normalmente eu sou do grupo dos entusiastas, sabe, *bora fazer, acontecer e pá! *Mas a verdade é que existe sempre pelo menos duas formas de errar:
1. Você achar que um evento simbólico vai resolver o problema, e usar isso como desencargo de consciência, ou
2. Você apenas criticar e não mexer um dedo porque no fundo nada é eficiente.

E é uma via de dois sentidos. Você fazer uma Hora do Planeta, ou um *Buy Nothing Day*, sem dúvida alarga o círculo de discussão, levando as pessoas a pensar sobre o assunto, mas ao mesmo tempo parece que a questão fica mais superficial do que de fato é.

No fundo esses movimentos são tão simbólicos quanto um pedaço de madeira esculpido em formato de Santo. Tem gente que acha que é só um pedaço de madeira. Tem gente que acha que o pedaço de madeira faz milagre. Tem gente que acredita que funciona pra conversar com Deus, mas sabe que não é suficiente.

E bom, eu particularmente sou um *believer. *Até porque vivemos num mundo repleto de construções em cima de símbolos. Uma cruz não é só uma cruz e um símbolo do McDonalds não é só um símbolo do McDonalds, então por que não?

Um comentário:

  1. O mais legal é que, se alguém clicar no meu nome, vai deparar com um blog largado às moscas. rs.

    Mas enfim, é. Curti! =)

    ResponderExcluir